Pare de acrescentar e comece a eliminar algumas coisas...

Para iniciarmos nossa trajetória em busca da excelência, que tal um pouco de Filosofia?
Conta a história, que Sócrates, filósofo grego, tinha por hábito relaxar passeando pelo centro comercial de Atenas. Por ser um importante e movimentado centro comercial da época, não faltavam vendedores a assediar aqueles que por ali passavam. Quando abordado por algum desses vendedores, Sócrates simplesmente recusava a oferta respondendo: "Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz".
E você? Já observou quanta coisa existe ao seu redor de que você não precisa para ser feliz? Quanto tempo passamos em busca de algo que nada tem a nos acrescentar?
É simples o que quero dizer: vencerá, no mercado, aquele que tem um foco, uma meta bem definida, uma estratégia. E é assim também nos demais setores da vida. Não é mais feliz aquele que coleciona amigos todos os dias, ou aquele que tem uma vida social agitada ou quem pode comprar e comprar cada vez mais. Feliz é quem sabe aproveitar o que tem. Feliz é quem usa os seus recursos (mesmo que sejam escassos) com sabedoria.
Hoje, vivemos num mundo de excessos. Estes excessos nos tiram o foco daquilo que realmente é importante. Todos os dias um novo aparelho celular é lançado no mercado, de última geração e com recursos fantásticos, mas não temos tempo para ouvir um amigo. A TV nos oferece 150 canais diferentes, mas temos dificuldade para lembrar qual foi a última coisa interessante que aprendemos através da televisão. Temos 500 amigos no Orkut, mas qual foi o último aniversário para o qual você foi convidado? E o penúltimo? Novas profissões são criadas todos os anos, mas muitas vezes não sabemos o que temos para oferecer ao mercado, tampouco conhecemos a fundo nossas habilidades.
Quando perdemos ou não temos foco, somos constantemente assediados pelos "vendedores de Atenas", pelas mídias televisivas, pelos fracassados de plantão.
E você? Já percebeu de quanta coisa você não precisa para se formar com excelência ou para ter uma vida acadêmica exemplar? Talvez a grande questão não seja aquilo de que você necessita adquirir, ler, estudar ou colocar em prática. Talvez a grande questão seja eliminar aquilo que está tirando sua atenção, seu foco.
Pense nisso e aguarde o próximo post. Já pensou em fazer seus trabalhos com excelência e em poucos minutos? É sobre isso que falaremos na próxima matéria.
Até a próxima,
Thiago Cardoso.

0 comentários:

Postar um comentário