A indústria acadêmica

Este é o primeiro post do blog Gurú dos Universitários, por isso a ideia aqui é dar uma visão geral do que este blog pode fazer por você durante esta trajetória de alguns anos pela faculdade.

Não há dúvidas de que, nos dias de hoje, ter uma graduação é fundamental para ingressar no mercado de trabalho. Mas atenção: quero dizer ingressar e não necessariamente destacar-se. O ensino superior no Brasil tornou-se uma indústria. Milhões de jovens se formam todos os anos. Alguns jovens recém formados levam dois, três ou até mesmo 5 anos para conseguirem seu primeiro emprego na área. Mesmo assim, despejamos formandos no mercado o tempo todo.

Cada vez mais, universidades procuram expandir a oferta de cursos e, com tanta demanda, as mensalidades estão ficando cada vez mais acessíveis. Mas será que realmente estamos formando profissionais qualificados para o mercado? É fato que o ensino no Brasil tem passado por mudanças radicais. Hoje percebemos uma inversão de valores muito grande nas escolas de base, inversão esta que acompanha o estudante até sua formação superior. Há 20 anos atrás, nós cantávamos o Hino Nacional ao chegar na escola e éramos aprovados ou reprovados de acordo com o nível de conhecimento que conseguíamos estruturar no decorrer de um ano letivo.

São só 20 anos de lá para cá, mas é o tempo suficiente para se formar uma geração. Então o que será de nossos estudantes, universitários e profissionais daqui a 20 anos?
Caro estudante, se você pretende ser mais um na multidão, então acredito que este blog não será muito útil. Mas se você quer se destacar e ser único em sua profissão, deixe-me ajudar. Acompanhe os posts, as novidades do blog e participe dando sugestões e enviando seus comentários. Aqui você encontrará dicas, sugestões e ideias para que ao final do seu curso, você se torne perito em sua área, único, brilhante e por isso, as pessoas vão te seguir. Ao final desta trajetória acadêmica, tenho certeza de que você estará mais preparado do que a grande maioria para vencer os desafios de um mercado de trabalho competitivo e exigente.

Conte comigo!

Thiago Cardoso

0 comentários:

Postar um comentário