Como fazer trabalhos com excelência e em poucos minutos

Estude este post e aplique 6 passos básicos na confecção de seus trabalhos. Você sairá na frente em qualidade e ainda terá mais tempo livre.

Vamos imaginar a situação: você tem um trabalho a fazer, com data de entrega. Você vai à biblioteca e escolhe os livros que tratam daquele assunto. Como a internet é uma fonte ilimitada (ou quase) de conhecimento, você acessa alguns sites, blogs, assiste a alguns vídeos no Youtube e começa a entender melhor o assunto. São tantas coisas interessantes que levam a outras coisas interessantes... Agora você tem os materiais, tem as informações e vai começar a escrever. Mas você percebe que há tanta informação que é difícil decidir por onde começar.
Logo você percebe que o tempo está se esgotando e a ansiedade começa a tomar conta. Você resolve parar um pouco para esfriar a cabeça e em alguns minutos retoma os estudos e.... nada! Como o prazo de entrega está se esgotando, você começa a copiar as partes mais interessantes e acrescentar outras por conta própria. No final das contas, fica a sensação de macarrão instantâneo (dá para gasto, mas não é aquela coisa).
Será que faltou conhecimento, material ou disposição? Não. Faltou método, estratégia e foco.
Uma das grandes falhas do ensino no Brasil (e isso é uma opinião muito pessoal) é o fato de que não aprendemos como fazer certas coisas... Temos aulas de história, matemática, português, etc... Mas não temos aula sobre como falar em público, ou como sistematizar uma pesquisa, ou até mesmo sobre como otimizar o tempo.
Para ajudar em seus trabalhos, apresentações e dissertações, segue um roteiro prático para se ter em mãos antes de iniciar qualquer tipo de atividade acadêmica: (atenção... faça antes e não durante)
Não há nada de errado em pesquisar e coletar informações, mas é preciso ter método, saber de onde partir e aonde chegar.

Roteiro básico para iniciar um trabalho:

1) Qual é EXATAMENTE o tema que está sendo cobrado?
Tenha certeza do que está sendo pedido. Faça uma reflexão rápida sobre o tema e só então passe para a segunda etapa.

2) O que sei sobre o assunto?
É importante elencar pelo menos 3 tópicos daquilo que você sabe sobre o assunto. Mesmo que seja algo novo para você, ainda assim é possível  ter algumas ideias a respeito. Essa parte é fundamental para ajudar na estrutura do trabalho. Mais ainda, é um exercício que libera o
potencial de raciocínio. Quando você começa a escrever (e é extremamente importante escrever) sobre algo que você não conhece a fundo, sua mente começa a buscar possibilidades e criar situações hipotéticas. Não é assim que os grandes pensadores faziam?

3) Enumere as dúvidas.
Certamente, com um pouco de reflexão, algumas dúvidas surgirão. Anote-as imediatamente. É possível que algumas perguntas muito comuns se revelem:
- Quem criou (elaborou) isso?
- Em quais circunstâncias?
- Em que contexto histórico?
- Como o assunto é visto no mundo?
- Como pode ser aplicado?
- Existem contrariedades a respeito?
- Existem muitas ou poucas fontes sobre o tema?
- Existem aplicações práticas? Como são?
- Diversos autores têm a mesma opinião a respeito?
- O que poderia ser mais relevante a respeito do tema?

Atente-se para o fato de que ainda não começamos nossa pesquisa sobre o tema. Estamos apenas especulando, refletindo e estruturando o trabalho.

4) Busque os fatos
Com base nos questionamentos anteriores busque os fatos a respeito do tema. Faça isso metodicamente. O que acontece com o acúmulo de informações, é que se não sabemos quais são as perguntas, fica difícil obter as respostas. Por isso, estruturar um trabalho parece tão difícil. Agora que você já tem as perguntas, busque as respostas objetivamente. Sem dúvida alguma, você terá uma quantidade muito interessante de material somente com base nas suas reflexões.

5) Quais são meus pontos de vista?
É aqui que entra o maior objetivo de um trabalho acadêmico. Por incrível que pareça, um trabalho não serve apenas para obtermos conhecimento técnico sobre o assunto, mas para desenvolvermos senso crítico, ideias próprias, poder de argumentação e de análise.
Neste momento, você já tem os fatos, já sabe o que outras pessoas pensam sobre o assunto. É hora de criar sua própria percepção sobre o tema. Para isso reflita:
- Como vejo o assunto?
- Qual é meu ponto de vista?
- Em que pontos concordo ou discordo dessas ideias?
Use a sua criatividade para ser analítico e crítico sobre o tema.

6) Estruture
Bem, você já levantou os pontos mais importantes sobre o tema, já tem suas ideias a respeito. Agora é hora de organizar. Independentemente do formato do trabalho (se é em power point, se é uma apresentação em flip chart, trabalho impresso, etc...) a estrutura pode seguir um padrão simples:

a) introdução ao tema (contexto histórico, primeiras ideias, surgimento)
b) evolução do tema (fatos históricos, dados técnicos, exemplos, contextualização)
c) conclusão (se o trabalho permitir, exponha suas reflexões sobre o tema)

Bem, meu objetivo não é montar um curso sobre regras da ABNT, tampouco sobre questões teóricas a respeito de apresentação de trabalhos, oratória ou técnicas de escrita. O objetivo é dar uma sugestão prática para facilitar a confecção de trabalhos. Tenho certeza de que se você aplicar esses 6 passos simples, seus trabalhos fluirão com mais naturalidade, você terá mais tempo livre e um aproveitamento maior das suas habilidades.

Pratique e boa sorte!

Thiago Cardoso


0 comentários:

Postar um comentário