3 ações para se formar com uma enorme carteira de clientes.

Acredito que o sonho de qualquer um que esteja na faculdade seja formar-se com excelência e exercer sua profissão sendo bem reconhecido financeiramente. Não importa em que área irá se formar, o que importa é que alguém precisa do seu trabalho, do seu conhecimento.
O que acontece, na maioria das vezes, é que ao se formar, o profissional entra para o mercado de trabalho com enormes desafios para enfrentar e sem o preparo necessário para isso.  Nossas universidades, infelizmente, ainda estão longe de desenvolver o potencial empreendedor em nossos alunos.
Existem alguns fatores importantes que diferenciam alguns recém formados de outros. Um desses fatores é o network, o relacionamento que se cria com pessoas ou instituições ligadas à sua área de atuação. O aluno passa 4 ou 5 anos em uma universidade aprendendo sobre a área escolhida, mas não tem tempo para se dedicar ao network. Mas será que não tem mesmo tempo? Acredito que o fator primordial não seja o tempo, mas a orientação. Como o aluno não tem orientação sobre como criar uma carteira de clientes ou até mesmo sobre como relacionar-se com pessoas de sua área, então encontra dificuldades para cultivar relacionamentos importantes no mercado.
Este post tem como objetivo dar 3 sugestões simples para chegar ao final de uma faculdade, como um incrível círculo de influências. Uma observação interessante: são 3 ações simples, tão simples que muitos deixarão de colocá-las em prática, deixando espaço para uma minora crescer e se desenvolver.
Então vamos ao que realmente interessa:
Primeira ação: Tenha seu cartão de visitas.
É isso mesmo, com poucos reais você imprime 1000 cartões de qualidade em uma gráfica.
Você deve estar se perguntando: mas ainda não me formei, como ter um cartão de visitas? A resposta é simples: porque não ter um cartão de visitas?
Faça um cartão bonito e elegante, de preferência sóbrio, que tenha seu nome, telefone e alguma inscrição, como por exemplo: “estudante de psicologia” ou “quarto ano de direito na Universidade...”.
Com as ações que iremos iniciar, você vai precisar de um cartão de visitas. Além do mais, imagine passar 4 ou 5 anos relacionando-se com pessoas de sua área ou de diversas outras áreas e mantendo contato com elas por todo esse tempo. Quando você se formar, terá criado um enorme rol de relacionamentos que poderá tornar-se uma lista de clientes ou até mesmo de possíveis parceiros de negócios.
Em treinamentos futuros, irei falar sobre estratégias incríveis para criar contatos com seu cartão de visitas, mas por enquanto dê o primeiro passo. Faça seu cartão de visitas.
Segunda ação: Faça palestras e apresentações.
O que não é visto não é lembrado, portanto, o nome do jogo é: Fique conhecido!
Se você estuda nutrição, monte uma palestra em Power Point sobre os benefícios de se ter uma alimentação saudável. Coloque em pauta ideias simples sobre alimentação saudável. Fale sobre a economia em remédios e tratamento se tivermos mais cuidado com a comida que ingerimos diariamente. Ofereça-se para apresentar essa pequena palestra em colégios, hospitais, sindicatos, etc... E aí entra a importância do cartão de visitas. Você vai começar a se relacionar com pessoas que nunca viu antes. Mantenha contato com elas, dê seu cartão de visitas.
Se você estuda direito, administração, economia, monte uma pequena palestra sobre temas de interesse coletivo, como por exemplo: finanças pessoais, cuidados ao assinar um contrato ou como administrar uma dívida. São assuntos que interessam a população e se bem trabalhados, farão de você uma referência. Você será conhecido como “ a pessoa que ensina...”.
O que você está fazendo com essas ações? Está se tornando conhecido, está criando credibilidade no mercado antes mesmo de se formar. Faça isso periodicamente, sempre trazendo temas novos para as pessoas à sua volta.
Terceira ação: tenha um blog.
Hoje vivemos na era do virtual, da internet. Centenas de milhares de pessoas no mundo procuram produtos e serviços pela internet. Porque não dar a elas um pouco de informação? Se você montar um blog com informações relevantes sobre sua área de atuação, as pessoas vão se interessar por ler seus artigos. Se as pessoas perceberem que você tem conteúdo, tem domínio do que faz, então sua credibilidade aumenta.
Imagine um estudante de fisioterapia que cria um blog com informações preventivas diversas. Toda semana lança um post tirando dúvidas sobre postura, dores que podem ser evitadas no trabalho, sugestões para melhorar o desempenho físico, etc... Ao mesmo tempo em que este estudante está promovendo seu blog, está também se promovendo. Acredite em mim, em se tratando de sua carreira, você estará abrindo portas. Criar um blog é gratuito, rápido e pode te deixar conhecido.

Enfim, colocando em prática essas 3 ações, tenho certeza de que quando receber sua graduação, estará também recebendo do mercado tudo o que você tiver plantado durante todo esse período de estudo, principalmente no que diz respeito ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Suas capacidades terão aumentado, suas ideias estarão fluindo com mais naturalidade e certamente, grandes oportunidades o estarão esperando.

O que está esperando? Comece já com suas ações e trilhe seu caminho rumo ao sucesso.

Até o próximo post!
Thiago Cardoso

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ferinha muito legal seu blog. Feito com muito cuidado e capricho.E as postagens nota 10. Precisa voltar a postar. Não sou universitário, mas gostei muito. Reforço o parabéns e já virei seguidor.

Postar um comentário